Coisas simples



Esses dias foi ao trabalho a pé, na ida foi tranquilo, percorri uma longa descida até o lago da cidade e em 15 minutos estava no escritório. Muito bom, economizei combustível, tive um tempo para despertar o corpo, enfim: uma boa idéia.
No final do dia, seis e meia, fechei o escritório, abri a porta da rua e comecei a caminhar, e diferentemente da descida, liguei o Mp3 e fui ouvindo a rádio UEL (107,9 altamente recomendável). Ouvindo música brasileira de alta qualidade, comecei a perceber o mundo a minha volta. Já trabalho nesse lugar à um ano e meio e nunca, nunca havia recebido essa sensação. Pude olhar o lago calmamente, perceber as pessoas ainda usando a camiseta da corrida noturna do ano passado, uma igreja escondida no meio de um bairro residencial e o mais imprescionante: a noite.

Descobri, ou melhor, redescobri o ar noturno, sua iluminação pontilhada de estrelas, uma calma, um silêncio... A quanto tempo eu não parava, a quanto tempo não surge uma vontade insuportável de escrever.

Maldição, como a vida consome a própria vida!

Não consigo descrever o que senti em momento tão efêmero como foi o retorno para casa, mas com certeza foi melhor que ficar no computador vendo meus seriados favoritos ou fazer algo programa para ser divertido.

Sempre que eu ficava em situações como essa caminhada, tinha idéias sobre o que escrever. Certa vez, pensei em falar do silêncio, como as pessoas precisavam dele, para ouvir o barulho de sua própria vida, sem interferência de enredos, início meio e fim, ou estruturas, você ouvindo a si mesmo, percebendo como estava e para onde está indo. Inicialmente, eu pensava que MP3 fosse o problema, mas hoje vejo que a pressa e o certo, são maiores inimigos.

Fazendo o certo, o tempo todo, ou seja, pegar o carro, e rapidamente chegar em casa para descançar, privou-me de lembrar de mim mesmo, de conseguir um silêncio descomprometido e, talvez, de fazer pensar sobre a minha vida.

Será que você não anda fazendo coisas de mais? Será que se tivesse dinheiro para comprar essa breve caminhada, você compraria? Ou pior, se tivesse comprado, você consegueria perceber a noite?

Por fim, não busque fazer coisas simples, busque fazer coisas sem pretenções, com calma, suavidade e sinceridade com tudo.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia Shimada! Antes de comentar sobre este post, gostaria de parabeniza-lo pelo blog e lhe desejar sorte na vida.

Será realmente que as pessoas estão fazendo tarefas demais ou será que lhes falta astúcia e percepção?
Existe algo de muito precioso e que desajamos controlar e não podemos: o tempo. Tudo é ditado por ele, desde a sua caminhada a uma noite com sua família ou amigos ou ainda o que você dedica à Deus. Mas oque á maioria das pessoas não sabem é como administra-lo, fazer dele um aliado e não um inimigo. E quem pode nos ensinar isso é a própria vida, dando-nos alegria (onde parece que se passaram minutos mas se passaram horas no relógio) e sofrimento (onde segundos são eternos).

Quanto a felicidade, penso que devemos "programa-la". Não devemos encarar as coisas como difíceis, mas apenas como um desafio a ser superado e que ainda não conseguimos mas o iremos. Tenha objetivo na vida pois, depois de realizados, deles vem nossas maiores alegrias.

Finalizo com um grande abraço,

Leonardo (Carioca).
Bom dia Carioca.
Concordo com você, penso que o tempo é o vilão e o herói dessa nossa caminhada.
Um dos grandes problemas da administração do tempo das pessoas é que elas não contam com o tempo de lazer, seja da maneira que for. O lazer muitas vezes é deixado de lado como algo menos importante, algo desnecessário. Nessas decisões você é consumido pela sua própria vida.

Quanto a programação que você comenta, acredito completamente na necessidade dela, tanto que hoje estudo fortemente planejamentos financeiros, porém acho importante que as pessoas façam algum lazer sem programação. Como você mesmo disse, caminhar com a família, contudo acho interessante adicionar "despretenciosamente" algumas vezes, permitir-se caminhos diferentes, horários diferentes, etc.

Obrigado pelo elogio, espero que volte mais vezes.

Abraço forte!

Postagens mais visitadas deste blog

Tapa na cara!

Parabéns pra VOCÊ!!!

Melhor do ano!