Rei forte, Príncipe fraco


Outro dia eu estava pensando como é comum adultos que não conseguem ir adiante nos seus objetivos. Tem uma lista do Jay Leno falando por que não se deve confiar em pessoas com menos de 30 anos, grande parte dos motivos que levaram no a esse raciocínio é a facilidade com que se obtém informações hoje.
Barsa? Biblioteca? Cada vez são menos necessárias.

Minha nossa senhora do Google! Ajude-me nos meus deveres de casa, no meu TCC!!!
Estranho, não é verdade, cada vez mais a burocracia de se fazer uma tarefa de casa entra em extinção e cada vez mais as pessoas pensam menos, são menos criativas, tanto é verdade que se vê a todo momento empresários e consultores falando como é importante a criatividade nas organizações, se houvessem criativos suficientes no mercado não seria necessário chamá-los. Em um tempo que o ócio deveria ser o mais criativo, ele é desperdiçado. Em um tempo onde o serviço superou a industria as pessoas ainda fogem dos livros (considere também e-books).
Sempre depois que eu falo isso, vem alguém e me diz: "Tudo bem, mas eu tenho um tio que tem só o primeira série do grau primário e sustenta a família dele inteira". Uma definição de leitura que lembro até hoje é "ler é como conversar com pessoas mais velhas, mas sem que seja necessário o tempo delas", a nossa sociedade tem o péssimo costume de ignorar os mais velhos e, não por coincidência, o costume de não ler. Eu mesmo conheço pessoas que fazem coisa incríveis sem ler um livro completo, mas a pergunta que eu faço é: a que preço isso foi feito? Posso não ter como provar, mas pelo que vejo, se essas pessoas lessem mais elas estariam adiante do incrível com muito mais rapidez.
Vejo nisso tudo um comodismo intelectual canibal, quanto menos se vai atrás, menos se vai atrás; isso é parecido com dormir, quanto mais se dorme, mais o sono bate a porta.
Hoje em dia não é necessário ler um texto para se fazer um resumo (Auto-resumo do Word), não é necessário investir 6 meses em um TCC (Zémoleza.com.br), mas esse tipo de artifício mostra o papel que você que fazer no mundo (leia-se, também, quanto dinheiro você quer ter).
Assim eu fecho esse post. O seu herdeiro, afilhado, primo, sócio não precisa de facilidades ele precisa ser ensinado a lutar nas suas dúvidas, você só é forte hoje por que lutou, mas não foi em vão, a vida te obrigou.
Agora, você tem a chance de dar tudo o que seu filho precisa: Barsa, biblioteca, Google, mas enquanto ele não aprender a ir por conta própria, não irá funcionar, as vezes é difícil deixar alguém que você gosta muito sofrer, ainda mais por algo que você já sabe que vai acabar mal, mas as vezes é necessário que isso aconteça, não para você dizer que já sabia, mas para ele ter a chance de tentar e saber que mesmo se falhar na volta terá alguém para quem chorar a derrota e ser incentivado a tentar de novo, pois se isso não acontecer ele vai aprender que errar é tão errado que é melhor o médio-fácil que o difícil-trabalhoso e vai acabar entrando na lista de pagantes de Zé Moleza.

Príncipe fraco, pois o Rei forte não foi capaz de transmitir a sua força, somente passou o seu dinheiro.

p.s.: Príncipe não precisa ser filho, pode ser um estagiário de um chefe autoritário ou um subordinado que não consegue crescer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tapa na cara!

Parabéns pra VOCÊ!!!

Melhor do ano!