Digressões...

Esses tempos acabei de ler "O jogador" do grande escritor Dostoievski. Esse livro conta um história sobre um jogador de roletas, na grande época desse jogo, não é uma história com grandes ápices e surpresas inimagináveis, mas eu, ainda assim, recomendo.

Nesse livro existem vários jogadores que somente anotam os resultados para entender a lógica da bolinha, mas se esquecem de um princípio muito básico da análise combinatória. A pessoa não aumenta a sua chance sabendo o que aconteceu anteriormente, pois a cada rodada a probabilidade é a mesma, é o mesmo que tentar adivinhar se vai dar cara ou coroa sabendo que anteriormente deu cara.

Outro jogo interessante é o "Topa ou não Topa" do Sílvio Santos em que a pessoa escolhe uma maleta dentre várias, assim ela vai eliminando as outras 25 que sobraram, e a cada grupo de eliminação o banqueiro oferece uma quantia para que ela desista do jogo. Dessa forma, o banqueiro vai aumentando a quantia oferecida a medida que a probabilidade de receber o maior prémio diminui, logicamente ele também vai diminuindo a quantia a medida que a probabilidade diminui.

Dai vem o truque, toda vez que a pessoa aceita o dinheiro do banqueiro o Sílvio Santos continua o jogo somente para saber o que ia acontecer. Quando a quantia que o jogador deixou para trás for maior do que a oferecida pelo banqueiro vem a frase: "Tá vendo você perdeu 500.000 reais!!!".

MENTIRA!!!


Primeiro que para alguém perder alguma coisa, antes de tudo ele tem que possuí-la. Segundo, lembrando que para participar você tem que comprar o carnê do baú e a maioria que compra é de renda mais baixa, como alguém que ganha 100.000 ou 50.000 reais em alguns minutos pode estar perdendo alguma coisa?

Esse perder é dito sempre, pois é uma maneira de dar a lição para as pessoas: "Tá vendo a culpa é dele! Perdeu por que não teve fé!!!Vê se você aprende alguma coisa com isso...", lembra do início do post a probabilidade desse jogo não muda sabendo o que aconteceu antes. Assim as pessoas são traídas por si mesmas e por todo o ambiente criado para isso.

Então lá vai a dica de como sair por cima desse negócio. Primeiro, faça cara de desespero, provavelmente, o banqueiro é um ótimo leitor de expressão corporal, mas como ele não te conhece, dessa forma fica sujeito à erros. Segundo, chego a 100.000 PARE!!!! Não pense, PARE. Quando que você ganharia essa grana fácil assim? Você está sob pressão do apresentador, da sua família, da platéia, da música... tudo preparado para forçar o seu erro, lembre: 100.000 = PARAR!!!

O pensamento que eu tiro dessa história é: SORTE DAQUELES QUE SABEM QUE SÃO FRACOS! Como é fácil de achar gente que foi enganada pela própria ambição, por um momento de vitória certa ou fácil de demais. Obviamente, o jogo tenta essa magia de fazer com que a pessoa acredite realmente que possa prever o futuro. Quando você sabe que é fraco você sabe que está forçando a barra, muitos vão achar que você é covarde, mas as consequências não serão deles. Se você sabe das suas fraquezas acertar fica mais fácil, relembrando que as vezes desistir é acertar.

A religião é uma forma de se proteger da ambição (auto)predativa. As pessoas que tem essa cultura sabem que são fracas que precisam de mais que a ciência ou qualquer outra forma de conhecimento para estarem seguras, elas sabem que tem certas coisas que irão acontecer e se estiverem sem apoio algum será muito mais difícil, haja visto a morte, a separação, a perda,... . Cada um tem o seu próprio motivo para ter a sua religião, mas é uma pena que esteja acontecendo tantas deturpações da religião, prometendo mundos financeiros e milagres imediatos, isso através de "dízimos" e oferendas. Eu ainda não tenho uma religião, mas se você quiser mais um conselho: http://www.budismo.com.br/, essa eu conheço de perto. Nesse site tem um link que permiti fazer qualquer pergunta para os bispos, vá lá e pergunte o que quiser, sem preconceito, sem medo, a pessoa que responde um ser sensacional (e não sou eu! rs), vale a pena pelo resultado.


p.s.: Eu acredito em Deus, por incrível que pareça, mas esse é um tema para um outro post...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tapa na cara!

Parabéns pra VOCÊ!!!

Melhor do ano!